Pirarucu manejado na merenda escolar; Semed inicia negociação com pescadores do Tapará

Nesta sexta (05) pescadores de Santa Maria, Tapará Miri, Tapará Grande e Costa do Tapará receberam a comitiva da Semap e Semed para iniciar o processo de negociação da venda do peixe para o abastecimento das escolas municipais de Santarém;

Festival do Pirarucu_Arquivo SAPOPEMA.JPG

Regionalizar o cardápio era um desejo antigo da coordenação local do Programa Nacional de Alimentação Escolar que encontrou na rodada de negócios uma oportunidade de valorizar a produção local e sustentável do pescado, oferecer alimento rico em proteína e garantir o fomento da economia local.

No encontro realizado nesta sexta em Tapará Miri, os pescadores receberam esclarecimentos de como ocorre o processo de chamada pública e os requisitos exigidos pela prefeitura para que o produto seja licitado. Questões sanitárias e documentais são exigências para que os pescadores possam participar do certame e fornecer o peixe, além de cursos de manipulação e beneficiamento do pirarucu que deve ser entregue em corte e embalagem padrão.

DSCN9821.JPG

Os pescadores sabem dos desafios que tem pela frente, mas estão animados com a negociação: “Muita ansiedade e muita esperança de que vai dar tudo certo pra que no futuro a gente tenha dias melhores. A nossa capacidade de abastecimento é de 7 toneladas e estamos trabalhando com a possibilidade de 3” – contou Juvenal de Sousa de Tapará Miri sobre a intenção de fornecer abaixo do limite permitido, pensando na conservação da espécie na comunidade.

Apesar da compra em grande quantidade, os pescadores não abrem mão do manejo das espécies e da continuidade do trabalho de conservação, monitoramento e vigilância nos lagos. Para o coordenador da Sapopema que desenvolve consultoria às comunidades, a oportunidade agrega ao trabalho já realizado: “movimenta a economia dos municípios, das comunidades, gera oportunidades de negócios para pessoas que trabalham demais. Nós da Sapopema estamos fazendo aposta nesse processo. A gente acredita nesse esforço de parceria” – destaca Antônio José Bentes.

DSCN9795.JPG

O encontro é continuidade da Rodada de Negócios, quando a Secretaria Municipal de Educação, por meio da coordenadora do setor da merenda escolar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) - Vanda Gonçalves falou da intenção em regionalizar o cardápio: “Nós precisamos retirar os produtos industrializados e fazer a implementação de proteínas que nós dispomos na nossa região. Um produto como o pirarucu dentro da merenda escolar seria fantástico pra nós”.

O Secretário de Agricultura e Pesca - Bruno Costa enfatizou o objetivo da reunião: “criar possibilidades concretas de inserção do Pirarucu de Manejo no cardápio da merenda escolar. É a proposta da melhora nutricional na alimentação de nossas crianças, o fomento da economia e o respeito ao Meio Ambiente”.

A negociação integra o projeto da Rodada de Negócios, fruto da parceria entre Colônia de pescadores Z-20, Sapopema e Sebrae. O Gerente Regional o Sebrae, Michell Martins contou que apesar de recente, o projeto já representa a possibilidade de transformação na vida de empreendedores na várzea: “É mais uma oportunidade de negócios e incremento na renda desses empresários e empresárias da pesca artesanal, os quais deram hoje uma verdadeira aula de empreendedorismo, negociação e domínio do conhecimento de custos de produção”.

 Participaram da reunião representantes da prefeitura de Santarém através dos secretários da Semap e Semed, SAPOPEMA, SEBRAE, Z-20, SEDAP, COOPSAN e SENAR.

O que é pirarucu de manejo?

IMG_2468.jpg

Muitos pensam que o manejo se refere a criação de peixe em cativeiro. Mas o peixe manejado, é o peixe natural de rio. A diferença é que o pirarucu manejado é conservado através de técnicas de vigilância dos lagos, conservação da espécie com retirada apenas em épocas permitidas, garantindo a procriação e retirada de apenas 30 % do total contabilizado nos lagos.

Além disso, o pirarucu de cativeiro e um pirarucu manejado tem grandes diferenças no sabor, uma vez que o criado em cativeiro não tem a mesma dinâmica de locomoção - o que interfere na alimentação.