Plano de Desenvolvimento Sustentável da Pesca é socializado em oficina

Principais atores na construção do documento em elaboração desde 2015, participaram da oficina de socialização. Após considerações, Plano será disponibilizado no site a partir da segunda semana de julho;

DSCN9746.JPG

Importante instrumento de gestão socioambiental para o ordenamento dos recursos pesqueiros e implantação de políticas públicas, a versão final do plano foi apresentada aos participantes do encontro que representam instituições ligadas a pesca, piscicultura e pesquisa na região do Baixo Amazonas.

A finalidade do documento é fortalecer e desenvolver o setor, como também implementar uma estratégia de produção de proteína animal de baixa emissão de carbono, integrando a pesca e a piscicultura.

Segundo o coordenador da Sapopema, Antonio José Bentes, o documento deve ser um instrumento para discussão de ações em torno da pesca e aquicultura no Baixo Amazonas. O Secretário de Agricultura e Pesca do município de Santarém, Bruno Costa ressaltou a importância da apresentação do plano à Câmara Municipal para que o poder público entenda a necessidade de implementação de políticas públicas para a pesca.

O Plano que é resultado de um processo participativo coordenado pela Sociedade Para Pesquisa e Proteção e Meio Ambiente – SAPOPEMA; Earth Innovation Institute – EII; Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA; Movimento dos Pescadores do Baixo Amazonas – MOPEBAM; Colônia de Pescadores Z-20 e Conselho de Pastoral dos Pescadores – CPP/Santarém, foi construído desde 2015 com a participação de muitos, contou o diretor do Mopebam, Ednaldo Rocha: “é um plano muito importante para que daqui já possa sair para o governo para criar legislação para o setor pesqueiro na região do baixo amazonas”.

DSCN9739.JPG

“Agora nós temos um produto, um documento que vai subsidiar as Colônias de Pescadores, o Poder Público, os três níveis de governo, municipal, estadual e federal e as instituições uparceiras que trabalham com a política de pesca e aquicultura na região” destacou a Professora da Ufopa Socorro Pena.

A partir da divulgação do plano, será possível nortear ações possíveis uma vez que o documento apresenta os principais gargalos da pesca, as necessidades, ações necessárias e tempo de dedicação através de eixos temáticos. O Coordenador do Núcleo Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca - Alisson Castro comentou sobre a necessidade de estatística pesqueira e que: “a atividade pesqueira tem uma importância econômica muito forte. Essas diretrizes que o plano traz são muito importantes para a gente tentar checar o diagnóstico e elaborar uma política pública que traga benefícios para a população”.

O encontro foi realizado na Universidade Federal do Oeste do Pará nesta quinta (04/06) e contou com a participação de representantes do Mopebam, ibama, Sedap, Semap, Ufopa, Sapopema, Semma, CPP, Colônia de pescadores Z-28 e Emater.

DSCN9752.JPG