Luta e resistência: Colônia de Pescadores Z-20 celebra 99 anos de existência

DSCN9365.JPG

No aniversário que antecede o centenário da entidade, a direção comemora o aniversário, relembra fatos históricos que marcaram a trajetória da instituição e luta frente aos retrocessos dos direitos conquistados

Em quase um século a entidade liderou inúmeros movimentos em defesa dos pescadores artesanais da região do Baixo . A história de organização social e construção de instrumentos de gestão participativa é protagonizada por instituições como a Z-20 que representa um papel fundamental no fortalecimento das políticas púbicas que abranjam a pesca artesanal.

"Muitas lutas... um dos principais marcos da historia da Z-20 foi na década de 70 quando houve um movimento dos pescadores para retomada da direção da Colônia porque até então era administrada por empresários. A partir de 1 de janeiro de 1982 foi o primeiro presidente eleito pelos pescadores" - contou o diretor de Patrimônio e Finanças da Z-20 - Jucivaldo Pereira que ao defender os direitos já garantidos na constituição, destacou a resistência da Colônia.

Atualmente a direção da Z-20 é assim formada: Jucivaldo Pereira- Diretor de Patrimônio e Finanças, José Ednaldo Diretor Organização Social e Meio Ambiente , Jucenil Coelho - Diretor de Assistência Social e Manoel Pinheiro- - Diretor de Relações Públicas e Cultura.

Para os pescadores, a organização comunitária representa a força da coletividade na manutenção dos direitos, contou Raimundo Guimarães coordenador do Núcleo de Base de Aninduba - Distrito de Arapixuna: "A gente espera superar as dificuldades. Aguardando que venha o melhor pra nós". A pescadora Eliana Moreira contou que apesar da "Fase complicada, enfrentando problemas sérios" acredita que a luta trará bons resultados.

A história de organização social e construção de instrumentos de gestão participativa é protagonizada por instituições como a Z-20 que representa um papel fundamental no fortalecimento das políticas púbicas que abranjam a pesca artesanal. Para a professora da Ufopa Socorro Pena a colônia de pescadores nesses 99 anos tem toda uma trajetória que muda de acordo com o processo sócio-econômico, cultural da região. " A colônia de pescadores na minha avaliação, tem cumprido um papel importante na tentativa de ajudar resgatar esses direitos que estão em fases de praticamente de perdas, de retrocessos e ela tem daqui pra frente um papel fundamental de resistência, de luta, de organização... Compreendo que nós temos uma história longa ainda pela frente e que a colônia até hoje tem demonstrado esse papel fundamental na região e pra todos os pescadores e pescadoras" - conta.

Parcerias

A colônia se preocupa com a organização das comunidades, com políticas sociais e está presente em todas as dimensões da vida dos pescadores. Para se manter atuante na finalidade de atender a diferentes tipos de necessidades dos pescadores a entidade exibe grande capacidade de agregar parcerias a exemplo da ligação com a Sociedade Para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente (SAPOPEMA) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Através dessas parcerias, a Z-20 tem mediado a elaboração de pesquisas e a devolução desses instrumentos para tabulação de dados que possam melhorar a vida dos associados. "A Sapopema vê a organização dos pescadores zocmo um processo da maior importância para o ordenamento da pesca na região, estratégia de uso sustentável dos recursos pesqueiros da região e experimentar as experiências de manejo para que isso se torne política pública para o estado, Brasil. Fazer com que as organizações se fortaleçam e os recursos naturais possam ser beneficiadas com essa organização." - disse o coordenador da Sapopema, Antonio José Bentes.

Milagre de São Pedro

Padroeiro dos pescadores, o Santo representa um importante papel na vida dos moradores das regiões ribeirinhas que sobrevivem da pesca. Desde a implantação da colônia em Santarém, os devotos fazem homenagens ao protetor dos pescadores e ícone de humildade aos católicos.

Pescadores mais antigos da região afirmam que durante a luta para conquistar a colônia um milagre operado pelo Santo abriu literalmente as portas para a criação da entidade e marca a trajetória da colônia.

Abaixo detalhes da história na edição extra do Informativo Nacional “O Leme” de julho de 1982 que narra o episódio em detalhes. Disponível também em: http://www.cpvsp.org.br/upload/periodicos/pdf/PLEMEPE071982073.pdf

INFORMAÇÕES TÉCNICAS DA Z-20*

A estrutura organizacional da referida entidade é constituída de uma diretoria executiva, composta por 4 representantes da direção executiva, os coordenadores dos 106 núcleos de base e o conselho fiscal.

De acordo com o Estatuto da entidade, os núcleos de base “congregam associados de uma única comunidade ou núcleos de associados de várias comunidades, sendo escolhidos (as) dois ou mais associados (as), pelos sócios do respectivo Núcleo de Base para concorrer ao cargo de coordenador” (ESTATUTO SOCIAL DA COLÔNIA DE PESCADORES Z-20 SANTARÉM, 2012, p.09).

Os 44 sócios que atuam ativamente na pesca artesanal, reúnem-se, mensalmente, para discutir as demandas e socializar as deliberações do conselho de pesca, além planejarem as ações a serem realizadas no lago do Maicá. Dos entrevistados, 80% declararam que são sócios da Colônia de Pescadores Z-20, através do referido núcleo de base, o que demonstra que entre a classe existe a necessidade de estarem vinculados as organizações comunitárias para fortalecer a categoria na luta e garantia de seus direitos.

Os demais pesquisados, correspondendo a 20% dos pescadores não estão vinculados a entidade, porém participam ativamente das atividades realizadas pelo núcleo de base a fim de manterem-se informados das ações e deliberações sobre o uso do recurso do lago. Segundo Martins (2009, p.48), “[...] a defesa do exercício da atividade da pesca e o acesso aos direitos trabalhistas e sociais dos pescadores variam em função da conformidade do nível de organização e mobilização política da entidade representativa da categoria”.

* Extraído de “CARACTERIZAÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL DOS PESCADORES ARTESANAIS NO BAIRRO PÉROLA DO MAICÁ, NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PARÁ” de WANDICLEIA LOPES

Oleme1.jpg