Pescadores de Aveiro e Itaituba conhecem Plano de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e Piscicultura

Nos dias 3 e 4 de Agosto, os principais atores da pesca e piscicultura dos dois municípios se reuniram para conhecer o instrumento de modernização da cadeia produtiva do pescado na região do Baixo Amazonas;

Colônia Z-56 - Município de Itaituba.

Colônia Z-56 - Município de Itaituba.

Em continuidade a ação de implementação e devolução do Plano produzido a partir das contribuições dos pescadores locais durante as oficinas participativas, a Sapopema realizou encontros nos municípios de Aveiro e Itaituba para apresentar o documento. As ações contaram com a parceria do Movimento dos Pescadores do Baixo Amazonas - Mopebam.

No dia 3, pescadores artesanais se reuniram na Colônia de Pescadores Z-56. “Foi um momento de capacitação e implementação do plano da pesca junto a esse município. Ficou agendada uma próxima atividade que deve acontecer no final de agosto para dar continuidade a esse processo. Além disso, iniciamos o processo para elaboração do protocolo de consulta dos pescadores artesanais da Z-56 de Itaituba, visto que esse município vem sendo alvo de implementação de grandes projetos com impactos à região” – destacou a consultora da Sapopema, Wandicleia Lopes.

Colônia Z-52 - Município de Aveiro.

Colônia Z-52 - Município de Aveiro.

No dia seguinte (04), a atividade envolveu os pescadores no município de Aveiro na Colônia Z-52. “Também foi um momento oportuno de levantamento preliminar dos problemas que os pescadores vem enfrentando no município e dentro desse processo foi implementado o Plano e dado início ao processo de elaboração do protocolo de consulta desses pescadores. Ficou pactuado uma agenda futura que deve acontecer no final de agosto para dar continuidade ao processo iniciado nessa reunião” – completa Lopes.

O Plano é um instrumento de modernização da cadeia produtiva do pescado na região do Baixo Amazonas. No documento é possível conhecer as peculiaridades do território em questão, o Diagnóstico da cadeia produtiva da pesca e piscicultura na região, infraestrutura, Indústria pesqueira, Capacidade de gestão ambiental municipal, Recuperação dos ambientes de várzea, pesca no Baixo amazonas, Produção pesqueira, sistemas de pesca do Baixo amazonas e modelo de gestão regional.

Fotos: Wandicleia Lopes/Sapopema.