Estratégia de combate aos conflitos de pesca é debatida em reunião no Tapará

Organizada pelo Conselho regional de pesca do Tapará, a assembleia realizada neste sábado (13) tratou de segurança, habitação e eleição para candidatos à diretoria da Colônia de Pescadores Z-20;

DSCN9862.JPG

Dez comunidades integrantes do PAE Tapará participaram da assembleia que discutiu a situação do projeto habitacional para a região, a escolha de um representante para participar do pleito para eleição de novo representante para a Colônia de Pescadores de Santarém e a segurança nas comunidades.

Além dos pescadores, participaram do encontro representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sociedade Para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente, Universidade Federal do Oeste do Pará, Câmara Municipal através do vereador Jandeilson Pereira, Colônia de Pescadores Z-20 por meio do conselho fiscal e as Delegacias Especializadas em Conflitos Agrários (Deca) e Meio Ambiente (Dema).

DSCN9880.JPG

Uma das pautas discutidas, reforçou a necessidade de mais segurança aos moradores que enfrentam inúmeros conflitos de pesca na região devido a invasão de barcas geleiras que promovem a pesca predatória. O delegado titular da Deca e Dema - Fábio Amaral reforçou aos comunitários que em casos de invasão, não devem arriscar a própria segurança, mas comunicar a equipe competente para que faça os procedimentos necessários: “Nós somos uma equipe de quatro pessoas pra toda a região do Tapajós. A gente vai tentar está sempre presente para coibir todo tipo de crime vinculado a meio ambiente e conflitos agrários. Pra Deca não tem lugar impossível e muito menos hora” – destacou.

Segundo os moradores a presença da polícia civil representou um alivio e a possibilidade de dias mais tranquilos: "Traz uma segurança porque a gente estava a mercê dessa situação e hoje às comunidades ficam mais protegidas nessa parceria" – contou o Presidente do Conselho Regional de Pesca do Tapará Júlio dos Santos.

Para a Sapopema representada pela professora da Ufopa - Socorro Pena o momento marca uma importante fase na vida dos pescadores que há anos sofriam com a falta de suporte nas fiscalizações: “Agora é uma fase onde se intensificam os conflitos de pesca em função do desrespeito à legislação e acho que o ponto forte da reunião foi a presença da Semma, Deca e Dema no sentido de que eles estão atentos a esses conflitos e situações nos lagos" – explica.

DSCN9917.JPG