Oficina de Capacitação da Cadeia Produtiva do Pirarucu

Pescadores da região do Tapará participaram nesta quarta (13) da primeira oficina de 2019; parceria entre Sebrae, Sapopema e Z-20 possibilitou capacitação em empreendedorismo e bom atendimento no campo

Pescadores de Pixuna, Santa Maria, Tapará Miri, Costa do Tapará e Tapará Grande estão participando do Projeto de fortalecimento da cadeia produtiva do pirarucu. O critério inicial para participação no projeto é promover o manejo comunitário e idealizar melhorias para a categoria.

Neste ano o projeto foca na estratégia de gestão empresarial, produção sustentável e oportunidade de negócios. "As oficinas são parte do projeto que visa fortalecer a capacidade produtiva dos pescadores manejadores de pirarucu. Os temas ministrados na oficina abordaram 'Empreender no Campo' e 'Atender bem no Campo' enfatizou a técnica da Sapopema, Wandicleia Lopes.

Valorização da cadeia produtiva

Nesta nova fase cerca de 80 pescadores manejadores integram às rodadas. A intenção é continuar promovendo o desenvolvimento com diversificação de produtos e a indicação geográfica. Para o presidente da Sapopema, Antônio José Bentes: “o esforço de parceria com o Sebrae, juntamente com a SEMAP, a colônia de pescadores Z-20, Conselhos Regionais de Pesca, comunidades e a SEDAP é uma importante oportunidade de colaboração para desenvolver cadeias produtivas sustentáveis da pesca a exemplo do Pirarucu manejado no Baixo Amazonas, tendo as comunidades do Tapara como referência para este processo” – conclui.

O projeto é desenvolvido em parceria entre SEBRAE, SEMAP, Z-20, Sapopema e OCB.

O que é Manejo? 

Manejo é todo e qualquer procedimento que vise assegurar a conservação da diversidade biológica e dos ecossistemas. (SNUC – Lei 9985 de 18 de julho  de 2000). O princípio de Manejo Sustentado nos diz que: População + Reprodução > Mortalidade Natural + Caça ou Pesca.

Qual a diferença entre o pirarucu de cativeiro e o pirarucu manejado? O peixe de cativeiro não tem a mesma dinâmica e não se locomove da mesma forma que o peixe no lago, além da alimentação ser diferenciada. O peixe de cativeiro tem o preço inferior, já que o pirarucu de manejo é mais saboroso.

IMG-20190314-WA0008.jpg
IMG-20190314-WA0018.jpg