Dados de mapeamento participativo da pesca são restituídos em Aveiro

Oficina de revalidação das informações foi realizada nesta quarta-feira (03/10) na Colônia de Pescadores Z-52 e reuniu mais de sessenta pessoas;

Mais uma etapa das ações de implementação do plano de Desenvolvimento da Pesca e Piscicultura do Baixo Amazonas foi realizada nesta semana no município de Aveiro, Oeste do Pará. A atividade está alinhada com o Eixo 1- Política de Co-Manejo Pesqueiro, dentro da meta elaboração de protocolo de consulta livre, prévia e informada do Plano.

WhatsApp Image 2019-10-02 at 10.43.32.jpeg

No encontro, pescadores puderam ter acesso às informações que os próprios registraram durante oficina de mapeamento participativo no dia 02 de setembro. “Foi um momento de capacitação dos pescadores. Os dados levantados na oficina de mapeamento participativo foram apresentados e completados com informações de uma região que não havia participado da oficina anterior. Nesse processo de implantação do plano e de construção do protocolo de consulta o diagnóstico é um documento essencial para poder empoderar os pescadores diante das possíveis implantações de grandes projetos naquela região” – explicou a consultora da Sapopema, Wandicleia Lopes.

Participaram da oficina representantes da Colônia de Pescadores Z-52; MOPEBAM, SAPOPEMA e UFOPA. Para o coordenador do Movimento dos Pescadores e Pescadoras do Baixo Amazonas, Ednaldo Rocha o encontro fortalece a união das entidades ligadas à pesca na luta pelos próprios direitos: "Essa oficina foi positiva pela participação de mais associados, direção da Colônia... esse projeto é em benefício da própria Colônia. A gente também falou sobre os procedimentos do seguro defeso” – conta.

O Plano

Importante instrumento de gestão socioambiental para o ordenamento dos recursos pesqueiros e implantação de políticas públicas, o documento tem por finalidade fortalecer e desenvolver o setor, como também implementar uma estratégia de produção de proteína animal de baixa emissão de carbono, integrando a pesca e a piscicultura.

WhatsApp Image 2019-10-02 at 09.53.16.jpeg

O plano pretende ser instrumento de modernização da cadeia produtiva do pescado na região do Baixo Amazonas. Nele é possível conhecer as peculiaridades do território em questão, o Diagnóstico da cadeia produtiva da pesca e piscicultura na região, infraestrutura, Indústria pesqueira, Capacidade de gestão ambiental municipal, Recuperação dos ambientes de várzea, pesca no Baixo amazonas, Produção pesqueira, sistemas de pesca do Baixo amazonas e modelo de gestão regional.

O documento foi discutido amplamente com os atores das atividades e socializado em Santarém, Belém, Aveiro, Prainha, Itaituba e comunidades do Baixo Amazonas. A versão digital pretende possibilitar o acesso e disseminar conteúdo teórico/prático sobre a pesca e Piscicultura.

Para fazer o download clique a seguir: Plano de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e Piscicultura do Baixo Amazonas.

Fotos: Wandicleia Lopes/Sapopema.