Em Aveiro soltura contabiliza mais de um milhão de Quelônios

Uma cerimônia feita no próximo dia 27 marca o encerramento do ciclo de reprodução das espécies no Tabuleiro de Monte Cristo. Cerca de mil filhotes serão soltos na praia

Desde Junho o programa de conservação coordenado pelo IBAMA vem realizando capacitações aos moradores das comunidades ribeirinhas localizadas no Sudoeste Paraense. Nessa região foram contratados monitores de praia para auxiliar na fiscalização.

Nos meses de julho e agosto, o programa monitorou a migração e aglomeração dos cardumes de Podocnemisexpansa (tartaruga da Amazônia) e a desova de P. unifilis (tracajá) e P. sextuberculata (pitiú).

Entre setembro e dezembro, o programa monitorou a desova de P. expansa e entre dezembro e fevereiro, a contagem de filhotes eclodidos, que é o principal indicador do programa.

Foram contabilizados 1.089.498 filhotes eclodidos. Para o biólogo e coordenador do Programa Raphael Fonseca: “a marca superou todas as expectativas e projeções, sendo também a maior marca histórica registrada desde 1978, primeiro ano de execução do PQA. Essa marca foi atingida devido às condições ambientais favoráveis (regimes de vazante e cheia adequados, ausência de chuvas no período de desova), bem como pela execução da Operação Tabuleiros em paralelo ao monitoramento, que contou com o apoio do ICMBio e Polícia Militar do Pará, e que neutralizou grande parte da captura ilegal de quelônios a área de abrangência direta da atuação do PQA, com apreensão de diversas embarcações, apetrechos de captura de quelônios e espécimes vivos, que retornaram ao seu habitat natura” - comemora.

O programa também conta com a parceria de entidades como a Universidade Federal do Oeste do Pará. Para a professora da Ufopa, Priscila Miorando, além de contribuir com o trabalho, poder disponibilizar alunos e dar suporte técnico possibilita a prática aos discentes. “O Resultado esse ano foi muito bom. Esses filhotes não são todos guardados para soltura. Conforme vão nascendo são sendo contabilizados e soltos no mesmo momento. Na parte final uma parte é guardada para fazer o evento simbólico de soltura na atividade de sensibilização ambiental” – explica.

No dia 27 de janeiro será realizado o evento de soltura oficial com parceiros e apoiadores do PQA PA, no tabuleiro de Monte Cristo.

DSC05724.JPG
/Source