Curso de gestão da água e saúde ambiental é realizado em Santa Maria;

Comunidade Santa Maria, Santarém.

Comunidade Santa Maria, Santarém.

Na comunidade de várzea, moradores receberam capacitação para gerir sistemas de captação de água e uso adequado do líquido;

No período de 15 a 16 de outubro, famílias selecionadas para o Programa Cisterna na comunidade participaram do curso para aprender técnicas de gestão da água e saúde ambiental. Nessa região, serão construídos 15 sistemas autônomos.

Em Tapará Miri continuam as construções das 56 tecnologias sociais de acesso à água. No período de 17, 18 e 19 os comunitários participaram do segundo Curso de Capacitação de técnica para a construção e manutenção dos componentes físicos da tecnologia. Segundo a bióloga da Sapopema, Poliane Batista, quinze sistemas estão prontos e a previsão é que os serviços sejam concluídos nas 56 residências no mês de novembro.

A região tem histórico de contaminação devido a ingestão de água impropria para o consumo, uma vez que em períodos da cheia e vazante microrganismos prejudiciais à vida humana ficam em mais evidencia nos rios da comunidade.

Programa Cisterna

Em maio de 2018 foi feita a assinatura do programa que faz parte da chamada pública do Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social do Programa Nacional ‘Cisterna’ de apoio à captação de água da chuva e outras tecnologias sociais de aceso à água.

O objetivo do Cisterna é realizar ações de captação de água e promover saneamento, uma vez que os moradores dessas áreas contempladas, não tem nenhum sistema de abastecimento. Em Santarém o programa é coordenado pelo Projeto Saúde e Alegria e executado pelas Organizações Não Governamentais Sapopema, Asproc e Somec em diferentes regiões.

São parceiros: Colônia de Pescadores Z-20, Conselhos Regionais de Pesca da Região, Associações Comunitárias das Comunidades Beneficiárias e Semap.

Comunidade Taará Miri, Santarém.

Comunidade Taará Miri, Santarém.

Comunidade Tapará Miri, Santarém.

Comunidade Tapará Miri, Santarém.